Interesse dos jovens por carros tem caído

bicicleta_cycle darcy_novo hamburgo_jovens_mobilidade

Hoje em dia, os jovens entre 18 e 24 anos se importam mais com os outros e estão superando antigos valores e necessidades de consumo. A necessidade de ter um carro próprio é uma delas.

Antigamente, para muitas gerações, o carro representava o ideal de liberdade. Mas com as  ruas cada vez mais congestionadas,  a poluição do ar provocando doenças respiratórias, a gasolina a cada dia mais cara e a falta de espaço para as pessoas nas cidades, os jovens passaram a valorizar meios de transporte mais limpos e acessíveis, como a bicicleta, o ônibus e os trajetos a pé. As redes sociais e as mensagens de texto também contribuíram para isso, pois possibilitaram a comunicação gratuita, sem necessidade de locomoção.

Em uma pesquisa com 3 mil jovens nascidos entre 1981 e 2000, a MTV Scratch (braço de pesquisa e relacionamento com jovens da emissora norte-americana) perguntou quais eram suas 31 marcas preferidas. Nenhuma marca de carro ficou entre as top 10, ficando bem abaixo de empresas como Google e Nike. Além disso, 46% dos motoristas de 18 a 24 anos declararam que preferem acesso à Internet a ter um carro, segundo dados da agência Gartner.

Essa tendência de não-valorização do carro já foi identificada também no Brasil. A pesquisa O Sonho Brasileiro, produzida pela agência de pesquisa Box1824, questionou jovens que nasceram em período semelhante ao citado acima sobre sua relação com o país e o que esperavam para o futuro. As respostas, que podem ser acessadas na íntegra no site, mostram entusiasmo e vontade de transformação, especialmente, frente aos desafios sociais e urbanos como falta de educação e integração.

Para saber mais: leia o artigo que deu origem a este, de autoria da jornalista Amy Chozick para o The New York Times, clicando aqui.

Esta entrada foi publicada em Mobilidade Urbana e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>