2ª Expedição Trilha das Águas contou com 76 participantes

Foto: Andressa Warken
A galera acordou cedo, preparou suas bikes, o protetor solar e as câmeras fotográficas e chegou sedenta por aventura. No dia 2 de dezembro, 76 bikers participaram da 2ª Expedição Trilha das Águas, em Cambará do Sul, pequena cidade na serra gaúcha com 6 mil habitantes e distante 190km de Porto Alegre. Durante a expedição, os participantes puderam visitar o Parque Nacional dos Aparados da Serra de uma forma diferente e, pode-se dizer, muito proveitosa. A realização foi da Cycle Darcy Bike Shop, de Novo Hamburgo, e da Cânion Turismo Viagens e Aventuras, de Cambará do Sul.

Participantes de várias idades e vindos de variadas cidades do RS, saíram do centro de Cambará do Sul por volta das 9h30min. Eles iniciaram o pedal, rodando alguns quilômetros em estrada pavimentada, mas esse era só o aquecimento, já que vários aclives e declives os esperavam pelo bonito trajeto a ser feito naquele dia. Após reagrupamento na estrada de Jaquirana, o pedal seguiu até a antiga estrada do Itaimbezinho. Dali por diante, a natureza dos campos de cima da serra parecia prender os olhos de todos, exibindo as nascentes e turfeiras do Rio Camisas. Com 101 km de extensão, o Camisas nasce na borda do Cânion Faxinalzinho no Parque Nacional de Aparados da Serra e corre para o continente, sendo um dos principais afluentes do Rio das Antas, que desemboca na Bacia do Guaíba, fazendo parte da Bacia Taquari-Antas.

Além de proporcionar momentos de lazer e qualidade de vida por meio do esporte, o evento teve como intuito principal sensibilizar os participantes quanto à importância de preservar o meio ambiente e, especialmente sobre as nossas águas; justificando a escolha do nome do evento, Expedição Trilha das Águas. “Me sinto realizado e abençoado por Deus, por poder idealizar a alguns anos atrás a Expedição Trilha das Águas em Cambará do Sul, nos Aparados da Serra, e agora poder observar que nossos objetivos coletivos foram alcançados, com uma super mobilização e sensibilização dos participantes e colaboradores”, frisou o sócio-proprietário da Cânion Turismo, Josemar Contesini. “Um dos destaques do evento foi o fato de termos conseguido aliar educação ambiental com prazer e companheirismo. Ações como essa ajudam as pessoas a perceber o quanto é importante preservar os ecossistemas para as futuras gerações”, complementou André Freitas, sócio-proprietário da Cycle Darcy Bike Shop.

A organização do evento conseguiu autorização especial para permitir a entrada dos bikers no Parque Nacional do Aparados da Serra. Durante o trajeto, os pedalantes diminuíram a velocidade para contemplar a paisagem e também não impedir a passagem dos visitantes que seguiam a pé. O tempo fechou brevemente, com uma chuva fina, mas não impediu o registro de belas imagens na parte superior dos cânions, que impressionam por sua perfeição e grandeza. O Cânion Itaimbezinho no Parque Nacional do Aparados da Serra é o mais famoso da região, com 5,8km de extensão, profundidade máxima de 720m e largura de 600m. Os paredões verticais adquirem uma tonalidade cinzento-amarelada, por causa dos líquens que o revestem.

Após passagem pelos arroio Preá e Perdiz e as cachoeiras Véu da Noiva e das Andorinhas, os bikers pararam para um lanche por volta das 13 horas, com direito a folhado, sanduíche, frutas, barra de cereal e chocolate; garantindo a energia necessária para encarar a tarde de pedal. Alguns quilômetros vinham pela frente. A partir do quilômetro 36, os pedalantes seguiram pela Estrada do Crespo, onde os aclives demandaram atenção redobrada, mas garantiram também, é claro, altas doses de adrenalina. A última parada do percurso foi no Parador Casa da Montanha, a 9 km de Cambará do Sul, onde frutas, suco natural e salgados foram preparados para os participantes. A vista que se tem do estabelecimento e o sol que resolveu aparecer definitivamente proporcionaram um momento de contemplação único.

Dali para frente, muitos declives aguardavam pelos participantes mais persistentes, enquanto outros curtiam as paisagens de dentro dos carros de apoio, conversando com a equipe de apoio, que contava com 23 pessoas, entre profissionais de saúde e também os guias de ecoturismo Vanderson Wabeto, Levi Ferreira, Estéfano Pereira e Endrigo Rotta. Na chegada, retornando na praça São José no centro da cidade, um “café com mistura” foi oferecido aos bikers e suas famílias para que pudessem repor suas energias. Cada participante recebeu uma camiseta da 2ª Expedição Trilha das Águas, um pote do delicioso mel produzido na região e alguns brindes sorteados; também foram distribuídas mudas de árvores nativas, como a cambará, o araçá, carvalho, carne-de-vaca, ariticum, e cedrinho.

“Dividi momentos inesquecíveis ao lado de nossos amigos e da equipe operacional. Há lembranças em minha mente de muita intensidade. Entregar a quem apostou no evento um grande diferencial é algo muito prazeroso. A aura contagiante de Cambará do Sul e dos Aparados da Serra esteve muito presente conosco. Que venha a edição 2013!”, enfatizou Darcy Egon Pereira Junior, proprietário da Cycle Darcy Bike Shop. O evento contou com o patrocínio de Icatu Seguros, Prefeitura Municipal de Cambará do Sul; apoio de Tecnodrill, Hidraumak e Marim Distribuidora de Frutas Nacionais e Importadas; colaboração de Aeturcs (Associação de Empreendedores Turísticos de Cambará do Sul), Ashima, e Parador Casa da Montanha; e incentivo da Fundação Chico Mendes e do Parque Nacional do Aparados da Serra.

Esta entrada foi publicada em Ecoturismo, Eventos e marcada com a tag , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a 2ª Expedição Trilha das Águas contou com 76 participantes

  1. Cristiano disse:

    Trilha muito massa! A paisagem, parcerias, fotos, companheirismo, o conhecer novas pessoas e novos lugares… tudo estava perfeito! Parabéns à vocês pela organização do evento. Ao final, só ficou uma sensação: “Pena que acabou!” Espero poder estar no próximo!!
    Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>